Vamos com tudo… não, pera!

Faaala Inviciados!

Quem já participou de alguma edição do Open sabe o quão desafiador – e também divertido – é realizar os workouts (sendo rx’d  ou scaled). Os participantes vão além dos seus limites e é aí que os problemas podem aparecer. Já é sabido que as regiões do corpo mais acometidas por lesões nos praticantes de crossfit são: ombros, joelhos e coluna lombar – exatamente nessa ordem! A grande parte dessas lesões é classificada como sendo de sobrecarga, ou seja, a falta de um treino consistente, progressivo e adequado à condição individual de cada um! Outra parcela das lesões é devido à falta de técnica na realização do movimento!

Dores pós-treino são comuns – principalmente quando estamos aprendendo algum movimento novo ou estamos nos adaptando a cargas novas de treino. Porém, dores que persistem e que não cessam com o repouso, são sinais de alertas importantes.

Estamos a 15 dias do início do Open e até onde eu sei, ninguém “vira rx” da noite para o dia – então não adianta querer agora treinar 6 horas por dia, todos os dias da semana – esperando o milagre acontecer! O que eu posso te afirmar é que você corre o risco de se machucar seriamente e ficar de fora do Open ou até mesmo dos treinos por um bom tempo – tenho certeza que você não quer que isso aconteça, certo?

Você pode estar se perguntando agora: “Mas o que será que eu, pobre mortal praticamente de crossfit, posso fazer para minimizar a chance de me lesionar?” A resposta é simples e te garanto que não é complicada de colocar em prática.

Conheça suas limitações e trabalhe suas fraquezas!

Seja proativo e busque informações de como realizar um trabalho preventivo adequado!

Descanse – seu corpo precisa se recuperar (o sono é um fator importantíssimo)

Respeite seu corpo, dê atenção aos alertas!

Adquira o hábito de realizar o pós treino!

Ouça o que o seu coach diz – não invente seus próprios treinos!

Conte comigo e com todo time inVicio para te ajudar!

Jordana Reis da Silva

Fisioterapeuta – UFSCar

Especialista em Fisioterapia Esportiva – Cete/Unifesp

Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Basquete Feminino

2019-02-14T20:44:49-03:00fevereiro 14th, 2019|CrossFit Games|0 Comments

Leave A Comment