Reebok CrossFit Games Open: Road to the Games or Just for Fun

Estão abertas, desde o dia 10/01/2018, as inscrições para o maior campeonato fitness da Terra. Serão milhares de praticantes colocando à prova seus limites físicos e psicológicos em busca de melhores resultados e, alguns, de uma vaga para os Games 2019.

Apresentando novidades e mudanças em relação aos anos anteriores, o livro de regras da competição, Competition Rulebook, é o guia que todo competidor deve ler para não cometer nenhum erro em sua inscrição, realizações dos workouts e envios de resultados.

Seja você um atleta profissional ou um praticante de CrossFit por prazer, confira o resumo que fizemos com as explicações das principais dúvidas e alterações no regulamento destas tão aguardadas 5 semanas, em que cada repetição e cada segundo são cruciais para subir muitas posições no leaderboard. Ou despencar.

Open

O Open

O formato de um workout por semana durante 5 semanas consecutivas se mantém (21/02 a 21/03), bem como o anúncio de cada evento às 22h das quintas-feiras e envio de resultados/vídeos até às 22h das segundas-feiras seguintes, horário de Brasília.

Ao final deste período, os 20 melhores classificados no Leaderboard Geral e os melhores de cada país serão qualificados para o CrossFit Games

Atletas e Inscrições

Qualquer praticante de CrossFit pode competir o Open, basta criar uma conta ou fazer login e se registrar pagando a taxa de U$20,00.

O participante deve ter, no mínimo, 14 anos de idade no momento da inscrição e precisa indicar (posteriormente, provar) sua nacionalidade, mas, não necessariamente, deve morar ou treinar em seu país de origem. Isto se deve ao fato de que o melhor de cada país com uma box afiliada tem direito a uma vaga nos Games.

Há 18 divisões de competições individuais, sendo elas Teens (14-15 e 16-17 anos), Elite (18-34 anos) e as demais com divisões de 5 em 5 anos (Masters), sendo a última para maiores de 60 anos. Todas divididas entre homens e mulheres, incluindo transgêneros.

Times serão classificados para os Games através dos Eventos Sancionados.

Workouts

Os formatos dos workouts serão anunciados on-line para todos os atletas de maneira uniforme, incluindo, não somente, explicações sobre equipamentos necessários, padrões de movimentos, pesos, tempos limites, detalhes sobre resultados, ajustes para a categoria Scale, instruções de submissão de vídeos e etc.

Como no ano passado, para exercícios na barra fixa, é permitido o uso de grips OU de fita na barra. Os dois juntos, não.

O resultado de um workout se torna oficial somente se for analisado e confirmado por um árbitro aprovado na versão atual do Curso de Árbitros do CrossFit Games. Após, é submetido para a validação on-line.

A submissão e consistência das informações dos resultados/vídeos é de única e exclusiva responsabilidade do participante.

Atletas que queiram submeter resultados sem vídeos, devem fazer o workout em boxes afiliadas e terem seus resultados validados em até 48h depois do fim do prazo de envio dos mesmos. Cada box tem um responsável (geralmente a/o Head Coach) pela validação, que deve ter sido aprovado no Curso de Árbitros do ano em questão.

No caso de haver outras unidades da box, cada uma deve ter seu responsável e não é permitido ao mesmo validar resultados de rotinas que não tenham sido realizadas fisicamente em sua box, sujeito à perda do direito de validação pelo resto da temporada ou mais.

Atletas que queiram submeter vídeos devem realizar o workout com alguém monitorando os movimentos e estão sujeitos à revisão da equipe de juízes da CrossFit Inc.

Leaderboard

Leaderboard Geral oficial estará no site da CrossFit Games e o atleta será rankeado de acordo com seu resultado comparado aos demais. Empates receberão a mesma pontuação e serão quebrados dando a melhor posição para o atleta que obteve a melhor classificação nos outros workouts. Resultados não submetidos receberão 0 pontos.

Cada país terá seu próprio Leaderboard e nele constarão os resultados dos atletas que especificaram ser seus cidadãos. O atleta que executar todos os workouts como prescritos (RX) e for melhor classificado, será coroado o Campeão Nacional e garantirá uma vaga nos Games.

As rotinas de treino terão suas versões scale e atletas que optarem por fazê-las (TODAS) serão classificados, também, em um Leaderboardpróprio. Já na classificação geral, ficarão abaixo dos que executaram os workouts como prescritos, independente do desempenho.

Atletas das categorias Age-Group poderão avançar para os Online Qualifier mesmo se tiverem executado algum workout no formato scale, o que importa é a classificação geral em relação aos demais competidores de sua categoria.

Em algumas divisões dos Master e para os Teens 17-18, as rotinas de treino serão iguais às dos atletas Elite e os competidores serão classificados tanto no ranking geral quanto no seu específico. Os melhores classificados de cada divisão avançarão para o Age Group Online Qualifier, podendo ir para a Elite, caso fiquem entre os 20 melhores no geral.

Ao final de cada semana, um prêmio de U$2.019,00 será dado aos melhores classificados de cada gênero no ranking geral.

Análises de Vídeos

Todo atleta qualificado para os Games deve ter sido avaliado ao longo do Open por um árbitro registrado, mas, caso não tenha sido possível, o atleta deve submeter um vídeo para avaliação. Pelo menos, um vídeo de um workout será pedido para todos os atletas qualificados, como condição para receberem o convite oficial para os Games.

Os cinco melhores classificados de cada gênero e cada país serão requisitados a mandarem vídeos para revisão, bem como os 40 melhores classificados no Open, de ambos os gêneros. Aqueles que não mandarem receberão um score igual a 0.

Age-Group Online Qualifier

Os atletas das categorias Age-Group competirão o Open e os melhores 200 qualificados de cada uma passarão para a etapa classificatória on-line, com workouts adicionais divulgados em 02/05/2019, às 22h (horário de Brasília), e prazo para submissão de resultados/vídeos até o dia 06 do mesmo mês, no mesmo horário.

As regras de validação das rotinas de treino e pontuação são as mesmas do Open, mas todos os atletas iniciam esta etapa com pontuações zeradas.

Em casos de empate na classificação geral do Online Qualifier, a maior posição será dada ao atleta que tiver o melhor resultado em algum workout desta etapa, sucessivamente, até não haver mais empates. Os resultados do Open não serão utilizados e para workouts isolados não haverá desempate, os atletas receberão a mesma pontuação.

No dia 09 de maio, às 22h do Brasil, os 25 melhores classificados de cada categoria, e de ambos os gêneros, deverão enviar à CrossFit um ou mais vídeos dos workouts, a serem definidos pela mesma, que serão avaliados e, após a validação, concretizarão o resultado dos leaderboards.

Concluída esta fase, a partir do dia 23 de maio, os 10 melhores classificados de cada categoria estão classificados para os Games e, caso haja algum declínio, o competidor seguinte será chamado. O processo se encerra no dia 05/06.

Eventos Sancionados

São competições independentes e licenciadas pela CrossFit Inc., denominadas “Sanctionals”, com programações de eventos, pontuações, convites, classificações e prêmios sendo de total responsabilidade dos organizadores. Entretanto, não fazem parte da temporada CrossFit Games.

Os vencedores da categoria RX (Elite) receberão um convite para participarem dos Games. Cada Sanctional enviará um homem, uma mulher e um time para o campeonato, mas, caso o vencedor já tenha se classificado de alguma outra maneira, o segundo colocado é quem recebe o convite (ou sucessivamente, até um que não tenha sido classificado).

Em 2019, 15 eventos sancionados aconteceram/acontecerão no mundo e, dependendo de quando você estiver lendo essa matéria, já teremos atletas classificados para os Games (paga um burpee quem acertar o primeiro a ser classificado. Em 2018, ainda por cima). No Brasil, teremos o Brazil CrossFit Championship, em maio

Não é necessário que os atletas tenham competido o Open para participar de um Evento Sancionado.

Ganhar um evento destes é o ÚNICO caminho para um time, composto por 2 homens e 2 mulheres, receber um convite para os Games.

The Games

Os melhores classificados dos homens, mulheres e times disputarão o título de Fittest on Earth.

Processo de Qualificação através do Open

Até o dia 29/04, às 22h, a revisão dos vídeos será feita e as Leaderboards estabelecidas. Para os campeões nacionais, a verificação de nacionalidade também estará concluída em tal data. As notificações ocorrerão até o dia primeiro de maio, às 22h.

No caso de um Campeão Nacional se recusar a competir nos Games ou não ter feito todos os workouts como prescritos, a vaga não será oferecida ao segundo lugar.

Se um atleta top 20 também for um Campeão Nacional, recusar a vaga ou estiver em algum time, as vagas serão deslocadas até que se convidem os melhores 20 atletas remanescentes. Porém, no caso dele também ter ganho um Sanctional, a vaga não é repassada aos outros atletas.

Processo de Qualificação através dos Sanctionals

Os 15 eventos darão direito, cada um, ao melhor homem, mulher e time da categoria RX (Elite) receberem um convite para os Games.

Se o campeão de um Evento Sancionado for qualificado ou convidado para os Games de alguma outra maneira, o segundo atleta/time deste evento recebe o convite e, assim sucessivamente, até o primeiro atleta/time que ainda não esteja classificado/convidado.

A mesma linha de raciocínio é válida para diversos eventos: se um atleta ganha vários Sanctionals, ele fica com a primeira vaga conquistada e as demais são repassados no leaderboard dos campeonatos excedentes.

Processo de Qualificação através dos Sanctionals: Lista dos Times

Os times vencedores dos Sanctionals, após convidados para os Games, terão sete dias para elegerem dois suplentes (um de cada gênero) e fecharem a lista com 6 integrantes. Assim, um time é formado pelos 4 ganhadores do evento sancionado e os dois suplentes, sendo que um atleta não pode fazer parte de dois times.

Uma vez repassada a lista à equipe dos Games, o time deve escolher 4 atletas para competirem. Se um membro do time também está qualificado para uma vaga individual e opta por competir desta maneira, resta ao time, então, ser formado com os atletas restantes.

Se mais de um homem ou uma mulher do mesmo time optarem por competirem individualmente e o time não puder completar uma lista no momento da inscrição, estará desclassificado do campeonato.

Processo de Qualificação por Oferta

CrossFit Inc. convidará, de forma discreta, quatro atletas individuais para competirem os Games e eles TERÃO QUE ACEITAR O CONVITE e realizar o processo de inscrição.

Premiação

As premiações para os melhores atletas não distinguirão gêneros e serão todas pagas em dólares americanos.

A tabela abaixo apresenta os valores em milhares de dólares, omitindo as premiações que serão dadas desde os quarto colocados (as) até os vigésimos (as) para atletas individuais e quarto e quinto lugares dos times.

Serão, no total, mais de 3 milhões de dólares americanos em premiações.

Exames Anti-Doping

Foco quase principal do filme The Redeemed and the Dominant, exames anti-doping poderão ser realizados em qualquer atleta durante o campeonato e todos atletas classificados pelo Open os realizarão.

Ao final da competição, os seguintes atletas serão selecionados para realizar os testes:

  • 5 melhores homens e mulheres;
  • 5 melhores times (todos os membros);
  • 3 melhores atletas masters, homens e mulheres, de cada categoria.

Política de Teste de Drogas do CrossFit Games traz detalhes dos procedimentos.

Política de Transgêneros

CrossFit está comprometida a garantir que todos os atletas tenham igualdade no acesso, participação e competição em seus eventos, de modo que seja justo com os competidoes e preservando a integridade do esporte. Transgêneros são bem-vindos a participarem dos Games, de acordo com algumas exigências.

Participação no Open

Durante a inscrição, todos atletas indicam seus gêneros. Aqueles que selecionam gêneros diferentes dos de nascimento, sinalizam à CrossFitque seus gêneros sociais no dia-a-dia são aqueles indicados na inscrição ou que possuem documentação com o gênero ao qual se identificam. Atletas que não se enquadram nessas condições devem providenciar evidências médicas, ou outras satisfatórias, para provarem à CrossFit sua identidade.

Participação em Outros Eventos (On-line QualifierGames…)

  • Transgênero homen: Atleta que nasceu mulher e se identifica como homem deve, apenas, satisfazer as condições de participação no Open;
  • Transgênero mulher: Atleta que nasceu homem e se identifica como mulher deve satisfazer as condições de participação no Open e:
    • Contatar a CrossFit, antes de competir o On-line Qualifier ou os Games, para receber e preencher uma declaração sobre seu gênero;
    • Comprovar nível de testosterona total abaixo de 10nmol/L nos 12 meses anterioes à primeira competição de CrossFit;
    • Manter o nível de testosterona do item anterior durante a competição.

Atletas que não satisfizerem tais condições estão sujeitos à desclassificação do campeonato ou suspensão por 12 meses.

Resumindo…

Apesar de cheias de detalhes, as novas regras dos eventos oficiais de CrossFit deste ano estão mais inclusivas e reconhecendo a expansão do esporte pelo mundo.

Atletas individuais terão mais chances de participarem dos Games: os melhores 20 classificados no leaderboard geral do Open, os Campeões Nacionais e os campeões dos Eentos Sancionados avançam para esta etapa.

Já os participantes das categorias Age-Groups continuam com o mesmo caminho dos anos anteriores, do Open até os Games.

Times, por sua vez, serão classificados para os Games apenas pelos Eventos Sancionados.

Transgêneros são bem-vindos nos campeonatos, mediante certos requisitos e de forma a manter a igualdade no nível competitivo.

Com certeza teremos, pela segunda vez consecutiva, pelo menos um brasileiro competindo os Games na categoria Elite e esperamos que possamos ter a mesma quantidade, ou mais, nos Age-Groups.

Apesar das dificuldades que existem no Brasil para ser um atleta profissional, o país com o maior número de boxes fora dos EUA (mais de 1.100) continua ganhando espaço no esporte e as boxes influenciando e melhorando milhares de vidas.

Nicholas W. Eugenio – Estatístico
Consultor Associado Analystats
Doutorando em Estatística (IME-USP)
Mestre em Estatística (DEs-UFSCar/ICMC-USP)
Bacharel em Estatística (DEs-UFSCar)
E-mail: [email protected]

2019-01-19T23:07:04-03:00janeiro 18th, 2019|CrossFit Games|0 Comments

Leave A Comment